RELÓGIO DO APOCALIPSE

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

EUA preocupados com mísseis norte-coreanos


O secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates, avisa que, em cinco anos, o programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte pode significar uma ameaça directa aos Estados Unidos.

À margem de uma reunião com o presidente chinês, Hu Jintao, em Pequim, Gates revela que a tensão na Península está a aumentar porque a «tolerância da Coreia do Sul em não responder às provocações de Pyongyang» está a chegar ao fim.

O secretário de Estado norte-americano, declarou que «a aposta da Coreia no desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais, faz com que constitua uma séria ameaça para os Estados Unidos».

O programa de mísseis da Coreia do Norte evoluiu a partir de tecnologia soviética.

Desde há vários anos que o país trabalha numa família de mísseis conhecidos como os Taepodong, o mais recente dos quais tem um raio de alcance que lhe permite atingir o Alasca.

A tensão entre as Coreias tem estado muito elevada desde que a Coreia do Norte bombardeou uma ilha de fronteira com a Coreia do Sul, matando dois militares e dois civis.

Desde então que a Coreia do Norte tem procurado iniciar conversações , mas a Coreia do Sul tem-se mostrado reticente e pede provas de que a oferta é sincera.

Seoul pretende também que o Norte assuma responsabilidade pelo afundamento que uma corveta sul coreana em Março de 2010. Pyongyang continua a negar qualquer envolvimento no incidente que fez 46 mortos.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...